Terapia da Fala

Após a grande receptividade deste serviço nos anos lectivos transactos, “O Risquinhas” manterá o Rastreio de Linguagem gratuito e exclusivo para os alunos do Risquinhas; será realizado por um Terapeuta da Fala certificado em qualquer período do ano lectivo, apenas uma vez/aluno, na presença da família/educadora.

O que é a Terapia da Fala?

A Terapia da Fala, como meio de intervenção específico para a Fala e Linguagem, surgiu nos Estados Unidos da América (EUA) para reabilitação dos soldados de duas guerras dos EUA (II Guerra Mundial e Vietname). Era uma terapia virada para a recuperação de capacidades perdidas em utentes adultos e virada essencialmente para a recuperação da Fala.

Actualmente, o campo de actuação de um Terapeuta da Fala (TF) é substancialmente mais alargado. Deixou de se pensar apenas em Fala para passar a atender a problemas de Linguagem, de Comunicação e de Interacção de utentes de todas as idades. Esse alargamento fez com que o quadro dos utentes atendidos divergisse para outras áreas. Apesar de haver constante evolução no campo da reabilitação, o Terapeuta da Fala foi chamado para integrar equipas ligadas à reeducação de crianças com problemas de Comunicação, de Linguagem e de Fala. Por outro lado, a própria área da Fala foi subdividida, havendo profissionais que se especializam no trabalho de Articulação, de Voz ou de Débito Vocal, de acordo com os departamentos em que estão integrados. Encontramos, actualmente, TF’s em Equipas de Intervenção Precoce, Equipas da Área Educativa de crianças e jovens, Equipas de Reabilitação de crianças e/ou adultos e em áreas específicas como Otorrinolaringologia (problemas de audição, de voz, …), Ortodontia, Pediatria, Psiquiatria, Cirurgia Plástica, reconstrutiva dos órgãos envolvidos na produção de Fala, e Neurologia.

Fonte: http://www.estsp.pt/index.php/tf

terapia_fala